Como faço para me tornar um Corretor Azul Seguros ?
Para se cadastrar na Azul Seguros, o corretor deverá primeiramente estar cadastrado na Porto Seguro. Ele deverá entrar em contato com o Gerente Comercial Porto Seguro que lhe presta atendimento.

Como faço para retirar o cheque de devolução de prêmio?
Tanto o Corretor quanto o Segurado podem retirar o cheque na Sucursal ou em nossos escritórios.

O valor a ser devolvido ao segurado pode ser depositado em conta corrente?
Sim. O valor referente a devolução de prêmio pode ser depositado em conta corrente do Segurado informada pelo Corretor ao departamento Financeiro da Sucursal.
 

Onde posso obter os sistemas de cálculo e manuais dos produtos?
Acesse o Espaço do Corretor no site www.azulseguros.com.br, com seu login e senha. Na opção Apólices, você terá acesso a Renovação e Endosso Online e quanto ao Seguro Novo e Renovação Congênere deverá ser realizado através do Corretor On Line (site https://www.portoseguro.com.br/col/trs).

Para acesso aos manuais (Corretor, Segurado e Assistência a Vidros etc) deverá ir no campo de Download no Site Azul Seguros.

Como calcular um endosso de inclusão de kit gás?
Para inclusão de kit gás, existem duas formas de efetuar o endosso:
A) se o Segurado desejar segurar o kit gás, deve-se assinalar o campo “Possui Kit gás” e discriminar o valor para o equipamento;
B) se o Segurado não desejar segurar o equipamento, deve-se assinalar o campo “Possui Kit gás”. É obrigatória a realização de vistoria prévia apenas quando contratada verba de equipamento.

Como calcular um endosso de troca de endereço do CEP de pernoite?
Para calcular endosso de mudança do CEP de pernoite, é necessário acessar o Espaço do Corretor, clicar na aba Apólices, escolher a opção 'Endossar Apólice', e fazer a alteração.

Como efetuar troca de endereço de correspondência do Segurado?
A troca do endereço de CORRESPONDÊNCIA pode ser feita tanto pelo Corretor quanto pelo próprio Segurado, via site, na área logada.

Como cancelar o Seguro?
O segurado deverá entrar em contato com o corretor da apólice, para pedir endosso de cancelamento junto à Azul Seguros.

Qual o prazo para a emissão de apólice ou endosso?
O prazo legal, conforme a SUSEP, para a emissão de apólice ou endosso é de 15 dias.

A Azul fornece cópia da apólice e do endosso para o Segurado e Corretor?
A Azul fornece para o Segurado a apólice original e/ou endosso. Quanto a via do Corretor, este poderá solicitá-la no site da Azul aba Atendimento online / 2ª via.

Onde posso consultar as parcelas pendentes de pagamento?
As parcelas pendentes estão disponíveis no Espaço do Corretor  - "Consultas" - "Parcelas atrasadas".

Onde posso consultar a data limite para pagamento da parcela na rede bancária?
A data limite para pagamento da parcela na rede bancária está disponível no Espaço do Corretor - Consultas - "Parcelas atrasadas".

Onde posso consultar a data de cancelamento da apólice?
A data de cancelamento da apólice estará disponível no Espaço do Corretor - Consultas" - "Parcelas atrasadas".

Qual Condutor devo relacionar no perfil ?
Deve ser relacionado somente o condutor principal. O que dirige 85% do tempo da semana, ou o condutor mais jovem, quando nenhum condutor utiliza no mínimo 85% do tempo da semana.

Qual CEP devo utilizar para efetuar o cálculo?
O CEP para cálculo deve ser o de onde o veículo passa a noite, ou seja, o CEP de pernoite. Caso o veículo pernoite em mais de uma região, deverá ser considerada a que resultar no maior prêmio.

Como transformar o Orçamento em Proposta?
No tarifador, após preencher todo o orçamento e salvar, selecione na barra de ferramentas a opção "Emitir". Cadastre os dados do proponente clicando em "Novo". Preencha os dados cadastrais do proponente e clique em salvar. Dúvidas, consulte o Guia Fácil (pag.8) no "Espaço do Corretor " -  "Circulares e Boletins".

Qual o prazo para protocolar uma proposta física?
O prazo para protocolar a proposta física é de até 7 dias corridos a partir da data da transmissão da proposta.

Como cadastrar minha Corretora nos tarifadores?
No tarifador, selecione no menu "Documento" a opção "Correto", clique em "NOVO" e preencha os dados solicitados.

Como faço uma transmissão?
Antes de iniciar a transmissão, leia o Guia Fácil disponível no Espaço do Corretor- "Circulares e Boletins". Este guia ajudará você passo a passo no processo de transmissão.

Qual o prazo para fazer uma transmissão?
A transmissão da proposta deverá ser feita em até 5 dias corridos a partir do início da vigência.

Como solicitar uma Vistoria Prévia?
O Corretor deverá agendar vistoria pelo Corretor Online da Porto Seguro ou encaminhar o segurado ao posto fixo para realização da vistoria.

Como emitir Nota Fiscal de Comissão?
Acessar no Espaço do Corretor o campo Consulta/ Extrato de Comissão/ Filtrar/ Acumulado, para selecionar a competência da Nota Fiscal.
Competência - marcar o período do início do mês até o último dia do mês.

CNPJ da Azul - usar o CNPJ que consta no extrato de comissão.
Valor do Serviço - será igual ao valor registrado no campo 'Total Comissão Bruta (Valor de Emissão da Nota Fiscal)'.
Dedução na Nota Fiscal - quando da emissão da Nota Fiscal, não deverá ser informado nenhum valor no campo Dedução.
Código de Serviço - utilizar o código de serviço 06130 para os corretores do Município de São Paulo e código de serviço 10.01.02 para corretores do Município do Rio de Janeiro. Para os demais Municípios, verificar o código aplicável, conforme consta na Lei Complementar nº 116 - código de serviço 10.01 'Corretagem de Seguro'.
ISS na Nota Fiscal - caso no extrato de comissão conste algum valor no campo de ISS, quando da emissão da Nota Fiscal deverá ser informado que o ISS será retido pelo Tomador de Serviço desde que você esteja na capital.

OBS: Valores constando no campo ISS de corretores domiciliados fora da capital será em função do CEPOM, neste caso deverá ser informado como não retido.

Dúvidas entre em contato através do email: impostos.azul@azulseguros.com.br.
Para envio de Nota Fiscal usar exclusivamente a caixa departamental: notafiscal.azul@azulseguros.com.br.

Com a Retificadora posso alterar ou corrigir qualquer informação da proposta?
Não. A vigência da apólice, o CPF/CNPJ do Segurado e a Tarifa da proposta não são possíveis alterar.

Para usar a Retificadora preciso cancelar a primeira proposta que transmiti?
Não. O sistema automaticamente cancelará a primeira proposta transmitida.

O segurado pagou o boleto da primeira proposta e agora tive que transmitir uma Proposta Retificadora, o crédito será aproveitado?
Sim. Caso a forma de pagamento da nova proposta também for boleto.

Qual Condutor devo relacionar no perfil?
Deve ser relacionado somente o condutor principal. O que dirige 85% do tempo da semana, ou o condutor mais jovem, quando nenhum condutor utiliza no mínimo 85% do tempo da semana.

Quem determina os valores contratados?
Os valores contratados são determinados pelo segurado.