Qual a vida útil de um pneu?

A vida útil do pneu pode ser influenciada por vários fatores, desde a qualidade dos pneus até o estilo de direção do condutor.

Vida útil do pneu

Como todos os demais itens de um carro, pneus com a manutenção em dia tendem a oferecer mais segurança e desempenho melhor. No entanto, o tempo de vida útil de um pneu pode variar muito, principalmente levando em consideração suas características de uso. Confira algumas informações importantes sobre os cuidados que você deve ter para prolongar a duração do jogo de pneus.

Quanto tempo dura um pneu?

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros  até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu:

  • Pneus de baixa qualidade
  • Direção imprudente, com excesso de frenagens bruscas
  • Condução frequente em estradas de terra ou terrenos acidentados
  • Ausência de manutenção adequada

Como aumentar a vida útil do pneu?

Algumas boas práticas podem ser adotadas para garantir que os pneus do carro tenham a performance esperada. Elas estão relacionadas às escolhas feitas pelo dono do carro. Por exemplo:

  • Manutenção em dia

O cuidado prévio com os pneus vai poupar muita dor de cabeça para o motorista. Faça a cambagem no tempo correto, mantenha os pneus sempre calibrados e não esqueça do rodízio para amenizar o desgaste. 

  • Tipo de pneu

Escolha o pneu de acordo com a utilização e locais em que o carro circulará (ex: pneus usados na cidade não costumam funcionar muito bem em estradas de terra por muito tempo). Consulte o manual do fabricante sempre que tiver dúvidas.

  • Atenção motorista!

A direção consciente, além de mais segura, te ajudará a economizar com a troca de pneus. Fique atendo aos buracos e excessos de velocidade que desgastam muito mais rapidamente essas peças. 

Até aqui, falamos sobre a vida útil dos pneus de carros, mas vale lembrar que outros tipos de pneus têm seu próprio tempo de duração.

Pneu de moto

Em média, pneus para motos que rodam regularmente em asfalto têm vida útil de 15 mil quilômetros. Alguns fabricantes comercializam itens de alta performance, podendo chegar a até 25 mil quilômetros rodados. Para motos que circulam em terrenos mais acidentados, a vida útil média é de 10 mil quilômetros. 

Pneu de caminhão

Além de todas as variáveis consideradas nos pneus para carros e motos, os pneus para caminhões também devem levar em consideração questões como peso de carga, temperatura, tipos de estradas, quantidade de eixos, etc. Estima-se que o tempo mínimo de durabilidade seja 60 mil quilômetros, podendo chegar aos 80 mil quilômetros. 

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os cuidados com os pneus, que tal agendar a próxima manutenção deles? Consulte o endereço do Centro Automotivo Porto Seguro mais próximo de você em nossa Rede de Serviços e marque sua visita. 

Compartilhar
 
 

Sinistro de Vidros

Solução prática para você acionar.

Selecione o estado do seu domicílio

Sinistros e Assistência 24h

Para abertura de aviso, informações sobre o andamento do processo e Assistência 24h:

Capitais e Grandes Centros
4004 3700

Outras regiões
0300 123 2985
0800 703 0203

Para o Mercosul
+55 (11) 3366 2986

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado