O que é junta homocinética?

As juntas homocinéticas são responsáveis pela transmissão da força do motor para as rodas.

O que é junta homocinética?

Manutenção

A vida útil das juntas homocinéticas é longa. Geralmente 50 mil km revisao-50-000-km rodados. Os problemas podem ser percebidos a partir de ruídos de atrito metálico durante as manobras com o carro. Quando isso acontece, é muito provável que você precise trocar todo o conjunto.

Confira alguns cuidados para aumentar a vida útil dessa peça:

1. A cambagem
A cambagem em dia ajuda a manter o ângulo de funcionamento da junta homocinêtica e evita danos prematuros. Veja aqui como cuidar da cambagem.

2. Manter a geometria original da suspensão
Em geral, carros com suspensão modificada – rebaixados – descaracterizam o funcionamento do semieixo. Isso diminui a vida útil das juntas.

3. Torque – a força aplicada sobre um corpo durante sua rotação
Na hora da troca, também é preciso tomar alguns cuidados. Um dos principais motivos de quebra na junta fixa (a parte que vai ligada à roda) é o excesso de torque aplicado no aperto da porca de fixação do cubo.

4. Os coxins
O conjunto de coxins do motor, câmbio e suspensão é responsáveis pela manutenção do alinhamento e garante o trabalho da homocinética com a força para movimento das rodas.

A junta homocinética permita que a direção seja mais eficiente e segura. Combinada à manutenção de outros itens importantes de mecânica, como a suspensão e a embreagem, ela proporciona mais conforte e espaço aos passageiros do veículo.

Compartilhar
 
 

Sinistro de Vidros

Solução prática para você acionar.

Selecione o estado do seu domicílio

Sinistros e Assistência 24h

Para abertura de aviso, informações sobre o andamento do processo e Assistência 24h:

Capitais e Grandes Centros
4004 3700

Outras regiões
0300 123 2985
0800 703 0203

Para o Mercosul
+55 (11) 3366 2986

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado