Luzes do painel do carro: saiba o que significam

Confira a lista de significados das luzes do painel e o que fazer em cada caso.

Luzes-do-painel-do-carro

Quando as luzes do painel do carro se acendem é sinal de que você precisa ficar atento ou tomar alguma ação para o bom-funcionamento do veículo. Mas como tanto as luzes como as cores têm significados próprios, separamos as principais informações para que o seu diagnóstico seja feito o mais rápido possível.

O que as cores das luzes do painel do carro indicam?

Luz vermelha

Alerta: quando a luz vermelha se acender é necessário solicitar assistência ou um profissional de sua confiança. O carro deve ser parado imediatamente. Se você já é nosso segurado, lembre-se que pode chamar o socorro pelo SOS Azul Seguros totalmente online.

Luz amarela

Atenção: significa que existe um problema de menor gravidade, mas será necessário levar o veículo para revisão em uma oficina. O motorista ainda poderá rodar por alguns quilômetros.

Luz verde ou azul

Indicação: essas cores têm função apenas informativa e indicam que o equipamento está ligado e em funcionamento (ex: faróis ligados).

O significado das luzes do painel

Vamos conferir agora, uma a uma, os significados das luzes indicadas no painel por símbolos.

  • Luz de freio: Indica que o freio de mão foi acionado ou que o nível de fluído está baixo.
  • Luz de Injeção: Acessa quando é dada a partida no carro e deve ser apagar em seguida. Se isso não acontecer, procure um mecânico de sua confiança.
  • Luz de bateria: Essa luz acenderá quando a bateria do carro não estiver sendo carregada pelo alternador de forma adequada.
  • Luz de pré-aquecimento das velas: Pode indicar a necessidade de troca das velas por desgaste ou corrosão.
  • Luz de controle de tração: Quando o carro tiver tração 4×4 essa luz acenderá com função informativa, para melhor performance do veículo.
  • Luz de combustível: É hora de abastecer o carro.
  • Luz de portas abertas: Alguma porta não foi fechada de maneira adequada. Confira e cerifique-se de fecha-las novamente.
  • Luz de temperatura do líquido de refrigeração: Essa luz indica problemas de falta de água e falha no sistema de ventilação. Há perigo de superaquecimento do motor.
  • Luz do pisca-alerta: Acenderá sempre que for acionado pelo motorista.
  • Luz de desembaçados de para-brisa: Indica que essa função foi acionada.
  • Luz de airbag: Provável indicação de algum problema nos airbags do carro. Por segurança, visite um mecânico de confiança.
  • Luz de ABS: quando essa luz se acende, significa que os freios ABS não perdem o efeito de freios. Isso pode causar derrapagens em caso de frenagens bruscas.
  • Luz de EPC: Eletronic Power Control – presente em alguns modelos Volkswagen e se acende quando identifica problemas na central eletrônica. É necessário procurar uma oficina, pois é um indicador de possível pane.
  • Luz de seta: sempre surgirá quando for acionada pelo condutor – obrigatório ao se fazer conversões no trânsito.
Compartilhar
 
 

Sinistro de Vidros

Solução prática para você acionar.

Selecione o estado do seu domicílio

Sinistros e Assistência 24h

Para abertura de aviso, informações sobre o andamento do processo e Assistência 24h:

Capitais e Grandes Centros
4004 3700

Outras regiões
0300 123 2985
0800 703 0203

Para o Mercosul
+55 (11) 3366 2986

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado