Troca de filtros

Conheça sobre os diferentes tipos de filtros do seu carro e sua manutenção.

Troca de filtros

A função dos filtros de ar, de óleo e de combustível, é evitar que peças e componentes do carro sejam prejudicados por resíduos e sujeiras, principalmente do motor. Para carros com ar-condicionado, existe um filtro específico de ar que precisa da mesma atenção que os demais.

Abaixo, você poderá saber um pouco mais sobre essas peças, onde ficam, suas funções e quando devem ser trocadas. Confira:

Filtro de ar

Os filtros de ar eliminam a sujeira aspirada pelo motor, garantindo que apenas o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão. Isso evita o desgaste antes do tempo de peças móveis do motor, como pistões e biela.

A troca desses filtros é recomendada a cada 10 mil KM em média.

Caso não seja feita a troca no período estipulado, é possível que haja aumento no consumo de combustível. O acumulo de sujeira faz com que o propulsor trabalhe mais para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e deixando entrar impurezas que atingem o motor. Nesse caso, também há uma queda no desempenho do carro nas retomadas de velocidade.

Filtro de óleo

Os filtros de óleo servem para eliminar impurezas que são geradas pela fricção das peças móveis do motor e pela combustão.

As montadoras recomendam a troca desse filtro junto com a troca de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil km.

Se o filtro de óleo estiver vencido é bem provável que peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais sejam danificados. Em casos mais extremos, podem até fundir o motor.

Filtro de combustível

O filtro de combustível é responsável por eliminar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica localizado entre o tanque e o motor, evitando que sujeiras cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

A troca do filtro de combustível é recomendada entre 10 mil e 15 mil km.

O filtro de combustível vencido ou danificado compromete a bomba de combustível e deixa o sistema de injeção sujo. Isso gera falhas e afeta o rendimento do veículo.

Filtro de ar-condicionado (cabine)

O filtro de ar-condicionado tem a função de purificar o ar que vem da rua para dentro do carro, além de eliminar odores.

Para a troca desse filtro não existe um prazo definido por quilometragem, pois isso depende da frequência de utilização do carro com o ar condicionado ligado. Os congestionamentos, por exemplo, diminuem a vida útil do filtro. Por isso, é fundamental que seja feita uma  checagem periódica, de pelo menos a cada 20 mil KM.

Compartilhar