Rodízio de Pneus

A função do rodízio de pneus é equilibrar o desgaste entre as quatro rodas.

Rodízio de pneus

Este é um procedimento comum e que serve para todos os carros que utilizam os quatro pneus e rodas iguais. A função do rodízio de pneus é equilibrar o desgaste entre as quatro rodas, alternando suas posições de acordo com a recomendação do fabricante do veículo.
 
O rodízio dos pneus é recomendado para deixar o desgaste entre eles de forma homogênea. Como a maioria dos carros vendidos no Brasil possui tração dianteira, os pneus que ficam na parte da frente tendem a serem gastos com mais facilidade, devido à tração e mobilidade.
 
Além de aumentar a vida útil do conjunto e da questão econômica, as fabricantes de pneus alegam que a melhor estabilidade é encontrada utilizando os quatro pneus com desgaste semelhante.
 
Os pneus traseiros são responsáveis pela estabilidade de trajetória do carro, ou seja, eles que seguram o veículo dentro de uma curva ou evitam a perda de aderência em uma freada mais brusca. Para evitar situações de risco, os pneus mais conservados do carro devem estar montados no eixo traseiro.
 
Outro cuidado a ser tomado é em relação à calibragem que pode estar errada, pois se os pneus rodarem por muito tempo assim, o desgaste também vai ser irregular: com pouca pressão consumirá as bordas mais rapidamente, e se estiverem calibrados acima do indicado, o meio da banda de rodagem desgastará primeiro.
 

Compartilhar