Como funciona o câmbio automático

A principal facilidade do câmbio automático é dispensar a troca de marchas do carro manualmente.

Como funciona o câmbio automático

Nos últimos anos, o crescimento da frota de automóveis no Brasil também fez aumentar a busca por facilidade ao dia a dia dos motoristas. Com isso, é comum que montadoras lancem carros com recursos que oferecem mais comodidade, como é o caso do câmbio automático. Confira o que é, como funcionam e quais são os tipos de câmbio disponíveis no mercado.

O que é câmbio automático?

O câmbio automático atua diretamente na transmissão do veículo. Seu sistema é autônomo para interpretar a relação entre a velocidade e a rotação do motor e isso é o que possibilita a troca automática entre marchas. Em veículos automáticos, a mudança de marcha é feita sem que o motorista acione nada, por isso não existe o pedal de embreagem.

Câmbio automático: como usar?

Em carros automáticos, cada uma das siglas na caixa têm um significado:

  • P – parking (significa estacionar)
  • N – neutro ou ponto morto
  • R – marcha ré
  • D – drive (significa dirigir)

Agora que não há mais dúvidas sobre os significados das siglas, ao ligar o carro, pise no freio e coloque a marcha no ponto D, de dirigir.

A partir desse momento, as marchas serão ajustadas automaticamente de acordo com a variação de velocidade do carro. Na hora de estacionar, é necessário apenas pisar no freio e colocar o carro na posição “P”; pisar no freio e colocar em “R”, para marcha ré; e quando o veículo não estiver em movimento, a marcha ficará posicionada no “N”.

Quais são os tipos de câmbios automáticos?

Existem três tipos de câmbios considerados automáticos:

  • Câmbio automático: funciona com conjuntos de discos que representam cada marcha. Eles atuam de acordo com a exigência do motor, sem a necessidade de o condutor intervir. Geralmente proporcionam saídas mais suaves e sem engasgo.
  • Câmbio automatizado: funciona com uma dupla embreagem, responsável pela troca rápida de marchas. Possui uma peça conhecida como “robozinho”, que substitui o movimento de alavanca. Tem como vantagem o assistente de rampa.
  • CVT: traduzindo para o português, “transmissão continuamente variável”. Este modelo de câmbio responde à pressão que o motorista faz no pedal de aceleração, aumentando ou diminuindo a velocidade de conforme o comando do condutor.

Agora que você já aprendeu tudo sobre como funciona o câmbio automático do carro, que tal fazer uma cotação do Azul Seguro Auto, Azul Seguro Auto Leve ou Azul Seguro Auto Popular e mantê-lo protegido? Fale hoje mesmo com o seu Corretor e confira as condições e vantagens para a contratação ou renovação do seu seguro.

Compartilhar
 
 

Sinistro de Vidros

Solução prática para você acionar.

Selecione o estado do seu domicílio

Sinistros e Assistência 24h

Para abertura de aviso, informações sobre o andamento do processo e Assistência 24h:

Capitais e Grandes Centros
4004 3700

Outras regiões
0300 123 2985
0800 703 0203

Para o Mercosul
+55 (11) 3366 2986

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado