Verificação das correias

Conheça um pouco mais sobre suas principais funções no carro.

Verificação das correias

Verificação das Correias

No compartimento onde está localizado o motor do seu veículo existem várias correias, cada uma com uma atribuição diferente, que pode confundir você.

Para conhecer um pouco mais sobre suas principais funções no carro, além dos cuidados que você precisa ter, separamos algumas informações sobre as principais correias e o que o tensor de correia. Confira:

Correia Dentada

É a mais conhecida e importante para o carro. Ela liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, fazendo uma sincronização entre eles, para abrir e fechar as válvulas de admissão e de escapamento no momento exato. Esta correia também sincroniza o virabrequim, que dá força motor às rodas, e o comando de válvulas, que realiza a entrada e saída de gases no cilindro.

Conhecida também como correia sincronizadora, a Correia Dentada é produzida em borracha, fibra de vidro e tecido de proteção para seus dentes. Se ela arrebentar, o carro para imediatamente e não funciona mais. Isso acontece, geralmente, por desgaste, ainda mais nas grandes cidades, onde o acumulo de poluentes, terra, lamas entre outros resíduos é constante. E em caso de rompimento com o motor em funcionamento, há risco de danificar as peças do motor. A troca da Correia Dentada é barata se comparada a uma retifica, por exemplo, que é o serviço necessário em caso de danos ao motor. Por isso, não adie sua manutenção e procure fazer a revisão assim que seu carro atingir a quilometragem estipulada para tal procedimento.

Correias Poly V e V

As Correias Poly V e V são responsáveis pelo acionamento e funcionamento de diversos itens do motor, como bomba d'água, alternador, compressor de ar, ar-condicionado e direção hidráulica. Se houver algum problema no funcionamento de uma dessas correias, as operações da bateria, assim como da direção hidráulica, ficam comprometidas. Em muitos casos são interrompidas de vez. Por isso, fique atento para realizar uma revisão assim que seu carro se aproximar da quilometragem estipulada para verificação dessas peças.

Correia Dentada

É a mais conhecida e importante para o carro. Ela liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, fazendo uma sincronização entre eles, para que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Se ela arrebentar, o carro não funciona mais. E em caso de rompimento com o motor em funcionamento, há risco de danificar peças do motor.

 Correia do Alternador

A função dessa correia é colocar o alternador em atividade, pois ele é responsável por gerar a energia para a bateria do carro. Se ela arrebenta, a bateria deixa de ser carregada e, em pouco tempo, o veículo para de funcionar.

Correia doAr Condicionado

A correia do ar condicionado é responsável por colocar o compressor do sistema em funcionamento. Ela é ligada ao motor do carro. Quando o interruptor do ar é acionado dentro do veículo, a correia entra em funcionamento, diminuindo a temperatura da cabine. O rompimento dessa correia impede o funcionamento do ar condicionado.

Correia da Direção hidráulica

A correia da direção hidráulica serve para acionar a bomba hidráulica que envia o fluído para a caixa de direção, diminuindo o peso do volante nas manobras. O rompimento da correia não chega a trazer riscos ao carro porque a direção funciona normalmente, porém fica mais pesada.

Tensor da Correia

Os tensores das correias são usados para adicionar carga e pressão de forma constante em uma correia determinada do veículo. Eles têm como finalidade evitar que a correia escape do sistema de polias e, também, servem para compensar eventuais folgas ou tensões excessivas que venham a prejudicar o sincronismo do motor e o funcionamento dos acessórios do veículo, como o ar-condicionado e a direção hidráulica.

Os tensores são compostos por uma base de fixação, que fica parafusada ao motor ou em outros acessórios. Também fazem parte do sistema o mecanismo de amortecimento de vibrações, a mola calibrada para “tencionar” a correia, o braço para aplicar torque à polia tensora e o rolamento, que pode ser em plástico ou aço.

Para evitar a quebra do tensor antes do tempo, o que pode provocar sérios danos ao motor, ruído excessivo, vibrações anormais no motor, além do desgaste da correia antes do período previsto, não deixe de realizar uma revisão assim que seu carro atingir a quilometragem estipulada para esse procedimento.

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