Qual óleo devo usar no meu carro?

A troca de óleo é fundamental para o bom funcionamento do motor.

Troca de Óleo

 
Conheça os tipos comuns de óleo:

  • Óleo mineral multiviscoso
  • É adequado para motores de qualquer cilindrada ou que use qualquer tipo de combustível. Sua característica principal é adaptar a viscosidade de acordo com a temperatura de funcionamento do motor. Para este tipo de óleo a troca é recomendada a cada 5 mil KM;

  • Óleo semi-sintético
  • É o óleo que mistura a base sintética com a mineral, recomendado para motores mais potentes. Este tipo de lubrificante provoca menos carbonização interna no motor, ou seja, quando a queima do combustível não é completa, parte do carbono não queimado se acumula nas válvulas, pistões e câmaras. O óleo semi-sintéticoajudaa amenizar o atrito entre aspeças internas do motor, principalmente durante a partida, quando a maior parte do óleo ainda está no reservatório. Ele também é do tipo multiviscoso. A troca é recomendada pela maioria dos fabricantes a cada 8 mil KM;

  • Óleo sintético
  • Os óleos sintéticos têm um custo mais alto por serem produzidos artificialmente. Eles mantêm a viscosidade constante, independente da temperatura do motor, evitando sua carbonização. São indicados para carros esportivos e a troca é recomendada a cada 20 mil KM.

Qual óleo devo usar no meu carro?
Há diferentes tipos de óleo no mercado, classificados tecnicamente, podendo ser de origem mineral ou sintética. Para descobrir qual o melhor lubrificante para o seu carro, consulte o “Manual do Veículo”. Observe algumas especificações importantes como dados sobre a viscosidade (SAE) e ao desempenho (API).Você também pode consultar as tabelas de recomendação que ficam disponíveis nos postos de serviços.

Dicas para fazer a troca de óleo
Para uma medição correta e precisa é necessário deixar o carro desligado por pelo menos 3 minutos, assim o restante do óleo do motor pode escorrer pelo carter.

Se for medir o nível e fazer a troca de óleo em um posto de gasolina, peça o produto correto para o seu carro. Geralmente os atendentes dos postos oferecem o que eles têm no estoque, que pode não ser o óleo recomendado pelo fabricante do veículo.

Conforme usamos o carro, o nível de óleo vai baixando por conta das folgas do motor e da queima parcial da combustão. Portanto, mesmo que o motor seja novo, haverá consumo de óleo, então, o acompanhamento do nível é essencial.

Matenha a manutenção do seu carro em dia em um dos Centros Automotivos Porto Seguro ou uma de nossas oficinas. Consulte a Rede de Serviços e localize o posto mais próximo de você.

Compartilhar
 
 

Sinistro de Vidros

Solução prática para você acionar.

Selecione o estado do seu domicílio

Sinistros e Assistência 24h

Para abertura de aviso, informações sobre o andamento do processo e Assistência 24h:

Capitais e Grandes Centros
4004 3700

Outras regiões
0300 123 2985
0800 703 0203

Para o Mercosul
+55 (11) 3366 2986

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado