Saiba um pouco mais sobre o IPVA

Saiba para que serve, o que é, quem deve pagar o IPVA.

Dúvidas IPVA

O que é?
O IPVA (Imposto sobre Propriedade do Veículo) é um imposto cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos automotores, como carros, motos, caminhões, ônibus e até aeronaves. Como é um imposto estadual, o valor varia de acordo com o Estado.

Para que serve?
O dinheiro arrecadado com o pagamento do IPVA é destinado 50% para o governo municipal e os outros 50% para o governo estadual, que usa na manutenção e recuperação das rodovias.

Isenção do IPVA
Estão isentos do pagamento do IPVA os donos de veículos antigos, entre 10 e 20 anos (dependendo do Estado de registro do automóvel), veículos adaptados para portadores de deficiência, taxis, carros diplomáticos, máquinas agrícolas e veículos com potência inferior a 50 cavalos.

Atraso no pagamento do IPVA
Nesse caso, no valor do IPVA haverá acréscimos moratórios de 0,33% por dia de atraso até o limite de 20%, que é calculado sobre o valor total do imposto. Além da multa, seu carro também pode ser apreendido pela polícia, caso você seja parado em alguma blitz..

Faça o pagamento em dia
Como o final do ano é um período onde os gastos aumentam, com festas, presentes e viagens, o ideal é guardar uma reserva para pagamento do IPVA, que vence no início do ano seguinte. Assim, você começa o novo ano sem dores de cabeça.

Uma dica é usar parte do décimo terceiro para essa finalidade e aproveitar o desconto que existe para pagamento à vista.

Se optar pelo pagamento parcelado, fique atento ao vencimento das parcelas para não ter de pagar juros. Outra dica é programar o IPVA no débito automático. Além da comodidade, você não vai deixar de pagar por esquecimento.

Compartilhar