O que pode parar seu carro de repente

Seu carro pode deixar você na mão por vários motivos. Conheça alguns deles.

Revisão preventiva

Seu carro pode deixar você na mão por vários motivos. Os principais são: problemas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, embreagem desgastada e deficiência de lubrificação do motor.

Apesar da manutenção preventiva evitar esses problemas, o motorista também deve ficar atento ao comportamento do carro e ao modo de dirigir.

Sistema de arrefecimento
O motor aquecido demais ou até mesmo fundido pode ser resultado de problemas no sistema de arrefecimento. Esses danos podem ser causados quando:

  • O nível do líquido de arrefecimento estiver muito baixo;
  • Existir água comum no sistema;
  • Usar aditivo fora dos padrões estabelecidos pela montadora.

Para prevenir, é recomendado verificar regularmente o reservatório do líquido de arrefecimento (água destilada misturada a um aditivo – anticongelante e antioxidante – de qualidade).

Pane elétrica
Dificuldade para ligar o carro e mau funcionamento de dispositivos como rádio, alarme, travas e vidros são indícios de problemas elétricos no carro.

Isso acontece quando não é feita a manutenção da bateria e do alternador ou quando há sobrecarga do sistema. Para evitar esses problemas, procure não instalar equipamentos eletrônicos como rádios, alarmes, câmeras de ré, vidros e travas elétricas que estejam fora do projeto da montadora.

Mesmo parado, o carro consome energia da bateria com os equipamentos que ficam em stand by, como a central de injeção eletrônica, o alarme e a parte frontal do rádio.

Veja algumas dicas para seu carro não ficar sem energia:

  • Retire a frente do rádio, quando possível, para evitar o consumo de energia;
  • Evite deixar rádio ou faróis ligados com o carro desligado pois acelera a descarga da bateria;
  • Se for instalar um som potente, avalie se a peça está de acordo com a capacidade da bateria do carro.

Embreagem desgastada
Se ao acelerar o carro e ele começar a patinar, não sair do lugar ou parar completamente, pode ser que a embreagem esteja desgastada. Essas situações podem acontecer devido a:

  • Mau uso, como subir em rampas com o carro frio;
  • Pisar fundo na embreagem ao trocar as marchas;
  • Dirigir sem tirar o pé do pedal.

Deficiência de lubrificação do motor
Usar lubrificante errado, andar com baixo nível de óleo ou demorar para trocá-lo, podem fazer o motor parar de funcionar. Esse problema pode ser evitado se a troca de óleo for feita de acordo com o período estipulado pela montadora.

Verifique sempre que possível o nível de óleo com auxílio da vareta que tampa o reservatório ou no posto de gasolina ou oficina.

Está com problemas e precisa levar seu carro à oficina?
Se o seu carro apresentar algum dos problemas relatados acima consulte um dos Centros Automotivos Porto Seguro e agende uma a revisão.

 

Compartilhar