Limpadores de para-brisa

Manter os limpadores de para-brisa funcionando corretamente é fundamental para garantir uma boa visibilidade ao motorista.

Manutenção de Limpadores de para-brisa

Os limpadores de para-brisa são peças do carro que, muitas vezes, não têm a atenção que deveriam. Mantê-las funcionando corretamente é fundamental para garantir uma boa visibilidade para o motorista.

Cheque as condições dos limpadores
A palheta do limpador é a parte revestida com borracha que limpa o vidro e deve ser trocada no máximo uma vez por ano. Porém, se o uso dessa peça for frequente, a borracha pode se deteriorar mais rápido. Se você perceber o vidro embaçado após a limpeza, pode ser um sinal de que está na hora de substituir a palheta.

Geralmente, o desgaste das palhetas do para-brisa dianteiro é mais rápido porque são mais usadas que as do vidro traseiro. Mas existem outros motivos que também desgastam a peça,como temperatura, sol, materiais ácidos ou alcalinos presentes na água e a própria sujeira. Tudo isso pode gerar o ressecamento da borracha.

Evite riscos na estrada
Uma palheta desgastada pode fazer com que o sistema do braço do motor elétrico (responsável pelo vai e vem do limpador) faça um esforço maior, gerando uma sobrecarga que pode até paralisar o equipamento. E isso pode ser perigoso numa estrada, com chuva, por exemplo.

Problemas comuns
Outros problemas que costumam aparecer são riscos nos vidros que atrapalham a visibilidade. Além disso, com o passar do tempo os braços da palheta podem deformar e alterar o ângulo da peça. E se não estiver alinhada, vai fazer um esforço desnecessário, causando trepidação, ruído e perda da eficiência.

Cuidados com os limpadores de para-brisa
Veja os cuidados que você pode tomar para preservar o limpador do para-brisa:

  • Quando for limpar o veículo, use um pano umedecido com produtos neutros;
  • Nunca use álcool ou querosene, pois ressecam a borracha;
  • Quando for acionar a palheta, esguiche um pouco de água no vidro para ajudar na limpeza da sujeira acumulada no vidro;
  • Não misture no reservatório de água produtos químicos que não sejam recomendados para essa finalidade;
  • Procure manter o reservatório sempre cheio;
  • Mantenha o esguicho direcionado para o centro do vidro, na área de visão que precisa ser realmente limpa. Se estiver muito para baixo, não ajuda na limpeza, e muito para cima, a água praticamente não bate no vidro.

Quer levar seu carro para uma revisão?
Se precisar levar seu carro para uma simples revisão, como a verificação dos limpadores do para-brisa, agende uma visita em um Centro Automotivo Porto Seguro perto de você.

Compartilhar