Licenciamento do carro

O Licenciamento autoriza a circulação de veículos no país e deve ser feito anualmente.

Licenciamento do carro | Azul Seguros

Tudo o que você precisa saber sobre o Licenciamento de seu carro
O Licenciamento é necessário para autorizar a circulação de veículos automotores em território nacional e deve ser feito anualmente. Serve para garantir as condições de segurança do carro e sua conformidade com as normas de emissão de poluentes e ruídos.

Taxa de Licenciamento e CRLV
A taxa de Licenciamento serve para cobrir os custos de emissão da documentação do veículo. Não há uma regra definida quanto ao valor, por isso cada Estado estipula um valor para os veículos registrados em seus territórios.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é o documento de porte obrigatório que permite o livre tráfego ao veículo. Nele, está registrado o número do veículo e sua emissão é feita de acordo com cada Estado brasileiro, válido em território nacional. O CRLV é gerenciado pelo CONTRAN e DENATRAN.

Este documento é obtido assim que o proprietário do veículo faz o primeiro Licenciamento do carro. Além disso, para fazer o Licenciamento, a lei exige o pagamento do IPVA e de todas as multas vinculadas ao veículo, independente do motorista responsável pelas infrações cometidas

Quando fazer o Licenciamento?
Fique atento ao prazo anual, que varia de acordo com o final da placa. Cada Estado estabelece suas datas, divulgando uma tabela com os finais das placas que devem fazer o licenciamento.

Para saber a data de Licenciamento do seu veículo, consulte a tabela do seu Estado.

Documentos necessários para fazer o licenciamento

  • Comprovante de Licenciamento do ano anterior;
  • Pagamento do seguro obrigatório do ano vigente;
  • Comprovante do pagamento do IPVA do exercício anterior e atual;
  • Caso existam multas, apresentar o comprovante do pagamento de cada uma;
  • Comprovante do recolhimento da taxa de Licenciamento.

Consulte a situação do seu veículo no site do Detran de seu Estado.

Licenciamento antecipado
Em São Paulo, os proprietários dos veículos poderão fazer o Licenciamento Antecipado através do Renavam, independente do final da placa.

Esse serviço pode ser pago junto com o pagamento à vista do IPVA ou com a terceira parcela do tributo. Para fazer o licenciamento, basta ir a qualquer agência dos bancos credenciados e fornecer o número do Renavam ou apresentar o CRLV do exercício do ano anterior.

Se você escolher essa forma de Licenciamento, o novo documento do seu carro será enviado via Sedex para o endereço do atual certificado (CRLV), porém é cobrada uma pequena taxa que pode variar conforme o ano e o Estado.

Licenciamento Eletrônico
Os proprietários de veículos do Estado de São Paulo têm à disposição desde 2009 o Licenciamento eletrônico, que facilita os trâmites de Licenciamento e pode ser feito por meio de bancos conveniados. Para isso, veja o que é preciso:

  • O endereço atual deve estar idêntico ao do cadastro no Detran;
  • O veículo não pode ter mais que 15 multas, independente de sua origem (Detran, Dersa, DER);
  • Sem restrições judiciais, como registro de furto, bloqueio judicial etc;
  • O veículo deve estar emplacado com placas de 3 letras.

Para fazer o Licenciamento Eletrônico, você deve ir a uma agência dos bancos conveniados e apresentar o CRLV. No caixa mesmo será feito o levantamento de possíveis débitos (multas, IPVA, seguro obrigatório), que deverão ser pagos junto com a taxa de Licenciamento, além das despesas de postagem. O recomendado é fazer o licenciamento eletrônico até cinco dias úteis antes do vencimento, já que o novo CRLV é entregue pelo correio.

Compartilhar