Como fazer um check-up antes de uma viagem

Uma revisão completa é importante para sua segurança e evita problemas durante a viagem.

Check-up para viagem

As férias estão chegando e você já começou a planejar um roteiro bacana pra curtir por aí, certo? Mas antes de sair de casa, dê uma olhada nas condições do seu carro. É importante fazer uma revisão completa para garantir a segurança e evitar problemas durante a viagem.

Não deixe a revisão para a última hora
Procure fazer a revisão do carro com antecedência, porque se precisar trocar alguma peça, pode ser que não dê tempo de fazer numa data muito próxima da viagem.

Como fazer a revisão
Para te ajudar na hora da revisão, preparamos uma lista de cuidados que você deve ter antes de pegar a estrada. Confira:

Pneus
Quando for checar as condições dos pneus, não esqueça de verificar se o estepe está cheio e em boas condições de uso.

Nos pneus, observe se há bolhas e, se houver, troque imediatamente a unidade. O pneu nesse estado pode até explodir (principalmente em rodovias, onde ele fica exposto a altas temperaturas, o que eleva sua pressão).

Verifique também se a banda de rodagem está desgastada. Isso indica desalinhamento da suspensão ou pressão inadequada no pneu por longos períodos. Os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade. Eles são essenciais para que seja feita a drenagem correta em caso de chuva, prevenindo uma aquaplanagem (quando o carro passa por uma poça de água ou de lama e perde o contato com a pista).

Uma revisão na pressão de todos os pneus também é importante. Fique atento à quantidade de passageiros e de bagagem que o carro vai carregar, porque a maioria dos modelos exigem pressões diferentes. Se for o caso, calibre o pneu de acordo com as condições de peso do carro.

Rodas
Na hora da revisão das rodas, veja se não há partes amassadas. Isso pode provocar pressão nos pneus e fuga de ar, comprometendo a segurança do veículo. O reparo é simples e pode ser feito por um borracheiro. Nas rodas de liga leve, veja se existem quebras e trincas. Dependendo do caso, substituí-las pode ser necessário.

Triângulo, macaco e chave de roda
Além de conferir se esses itens estão dentro do carro, teste o funcionamento de cada um. Por exemplo, se o triângulo estiver com a haste quebrada não terá serventia nenhuma.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas
Estes reparos são mais que necessários, por isso, observe com atenção se há vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados). Atente-se ao pneu cantando, o que pode ser um sinal de desalinhamento também. Além desses casos, se você notar rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo, leve o carro para um dos Postos CAPS para fazer os ajustes necessários.

Fluidos
Na estrada, o motor fica sujeito a um esforço maior que na área urbana. Por isso, faça uma revisão no nível e na validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros.

Na oficina, peça para verificar se há algum vazamento, como do líquido de arrefecimento, do óleo do motor e de transmissão, do fluido de freio, da direção hidráulica e embreagem. Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não hesite em substituí-los. Peça para avaliar também o nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex).

Sistema elétrico
Confira se as lanternas, faróis e piscas funcionam corretamente. Trocar uma lâmpada é rápido e pode prevenir um acidente.

Sistema de limpeza dos vidros
Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água.No dia da viagem, limpe bem os vidros porque a sujeira reflete luz e dificulta a visão.

Veja uma lista de itens básicos que precisam estar em dia com a revisão:

  • Água da bateria;
  • Água limpador de parabrisas;
  • Extintor de incêndio;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de óleo;
  • Fluido de freios;
  • Fluido direção hidráulica;
  • Fluido radiador;
  • Óleo do câmbio;
  • Óleo do motor;
  • Palhetas de limpeza dos vidros;
  • Pressão pneus;
  • Vaselina na bateria.
Compartilhar