Como funciona o perfil no seguro

Entenda o que é e como funciona o perfil e a influência dele sobre o preço do seguro.

Precificação

Seja no seguro para carro, casa, vida ou outros, algumas perguntas são feitas para a definição do “perfil”. Você já deve ter ouvido essa expressão com o seu Corretor de seguros, certo? Para entender o que é e como funciona a definição do perfil, primeiro é importante entender a função do seguro.

O seguro – de qualquer tipo – se destina à proteção de pessoas e bens patrimoniais contra riscos. Essa proteção se dá por meio da reposição monetária dos bens, seja por reparação do dano – quando possível – ou indenização, nos casos de sinistros de indenização integral, por exemplo.

Posto isso, cada proposta de seguro representa um risco, que pode ser maior ou menor dependendo das características da pessoa que deseja a cobertura. Ou seja, o perfil se refere ao tamanho do risco que aquela proposta oferece e que será aceita ou não pela cia de seguros.

Todas as informações relevantes sobre o contratante e o bem compõem o perfil e vão influenciar no risco que, por sua vez, ajudam a definir o preço do seguro. No caso do automóvel, por exemplo, fatores como faixa etária, tipo de utilização do carro e até mesmo o gênero do motorista estão diretamente relacionados ao risco e a possibilidade estatística de envolvimento em um acidente – o sinistro.

Olhando apenas para o fator utilização, pode ser determinado por questões como o hábito de guardar o carro em garagem ou não. Se a garagem tem controle remoto ou se é preciso sair do carro e abrir o portão. Veja que se a pessoa costuma estacionar o carro na rua, ele estará mais sujeito a um roubo ou furto estatisticamente. Além disso, a incidência de ocorrência de roubo de carros em uma determinada região e o modelo de carros mais frequentemente sinistrados são fatores que poderão contribuir para a
construção do preço final do seguro.

No caso de dúvidas sobre o preço e as coberturas da apólice, é muito importante conversar com o seu Correto de seguros. Ele é o profissional dedicado a oferecer a melhor proposta, com o perfil mais adequado à sua necessidade e estilo de vida.

Compartilhar
 
 

Sinistro de Vidros

Solução prática para você acionar.

Selecione o estado do seu domicílio

Sinistros e Assistência 24h

Para abertura de aviso, informações sobre o andamento do processo e Assistência 24h:

Capitais e Grandes Centros
4004 3700

Outras regiões
0300 123 2985
0800 703 0203

Para o Mercosul
+55 (11) 3366 2986

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado