Coberturas: Entenda o Segurês

Descubra o significado daqueles termos na sua apólice e que você sempre teve dúvidas. Conheça mais sobre as coberturas do seguro.

Coberturas: Entenda o Segurês

Acidentes pessoais de passageiros – Acontecimento repentino, involuntário e violento provocado em um acidente de trânsito. Dependendo da gravidade do caso, os danos físicos podem ocasionar invalidez e até mesmo morte dos passageiros.

Cláusula – Definição de cada uma das disposições contidas no contrato de seguro.

Capital segurado – É a importância em dinheiro fixada na apólice, correspondente ao valor máximo estabelecido para o objeto do seguro. Pode ser fixo, quando a indenização é paga integralmente ou proporcional, quando a indenização é apurada segundo os prejuízos sofridos pelo objeto segurado.

Dano corporal – Toda lesão exclusivamente física causada ao corpo da(s) pessoa(s), em razão de um acidente de trânsito causado por veículo segurado. Danos classificáveis como mentais ou psicológicos não se encaixam nessa definição.

Dano estético – Dano físico/corporal que, apesar de não acarretar sequelas que interfiram no funcionamento do organismo da vítima, implica em redução ou eliminação dos padrões de beleza ou estética da pessoa.

Dano Material – São as avarias causadas especificamente nos bens materiais de uma pessoa.

Dano Moral – Ofensa ou violação que, mesmo sem ferir ou causar estragos aos bens patrimoniais de uma pessoa, ofenda seus princípios e valores morais, tais como os que se referem a sua liberdade, a sua honra, a seus sentimentos, a sua dignidade e/ou a sua família. Em contraposição ao patrimônio material, é tudo aquilo que não seja suscetível de valor econômico, ficando a cargo do Juiz, no processo, o reconhecimento de tal dano, bem como a fixação de sua extensão e eventual reparação, devendo ser sempre caracterizado como uma punição que se direciona especificamente contra o causador dos danos.

Equipamentos e/ou opcionais – Qualquer peça instalada no veículo em caráter permanente, não relacionada a sua locomoção, destinada a um fim específico que não à melhoria ou decoração do bem ou ao lazer do usuário.

Fator de ajuste – É o valor expresso em percentual na apólice, com o objetivo de ajustar o valor estipulado para o veículo segurado em relação à tabela de referência de cotação, ao valor de cobertura desejado pelo segurado. A aplicação desse fator poderá resultar em valor idêntico, superior ou inferior ao valor cotado na referida tabela.

Invalidez permanente – Perda ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão, em decorrência de acidente com o veículo segurado.

Pane – É o defeito espontâneo que atinge a parte mecânica ou elétrica do veículo e que o impede de se locomover por seus próprios meios. Os principais motivos são: problemas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, embreagem desgastada e deficiência de lubrificação do motor.

Valor de mercado referenciado – Quantia variável, garantida ao segurado, na Indenização Integral do veículo. Esse valor é fixado em moeda corrente nacional, determinado de acordo com o percentual previamente fixado na proposta de seguro aplicado sobre a tabela de referência de cotação para o veículo. Essa tabela, sempre escolhida pela seguradora, constitui a base de cálculo do valor da indenização, na data da liquidação do sinistro.

Valor de novo – Valor constante na tabela de referência de cotação para o veículo 0km, de características idênticas ao do veículo sinistrado.

Valor determinado – Quantia fixa garantida ao segurado na Indenização Integral do veículo. Esse valor é fixado em moeda corrente nacional e determinado pelas partes no ato da contratação.

Quer desvendar mais significados do Segurês? Conheça também os termos relacionados a Sinistro e Seguro.

Compartilhar
 
 

Sinistro de Vidros

Solução prática para você acionar.

Selecione o estado do seu domicílio

Sinistros e Assistência 24h

Para abertura de aviso, informações sobre o andamento do processo e Assistência 24h:

Capitais e Grandes Centros
4004 3700

Outras regiões
0300 123 2985
0800 703 0203

Para o Mercosul
+55 (11) 3366 2986

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado

Parece que é a primeira vez que você entra pelo Facebook

Para vincular o seu login social a sua conta na Azul Seguros é necessário informar seu CPF ou CNPJ e senha do Portal do Segurado