O que é e como funciona o sistema de injeção eletrônica?

Conheça um pouco mais sobre injeção eletrônica e os cuidados necessários para sua conservação.

Sistema de injeção eletrônica

Conheça um pouco mais sobre injeção eletrônica e os cuidados necessários para sua conservação
O sistema de injeção eletrônica, muito comum nos carros atuais, foi criado para substituir os carburadores. Para o bom funcionamento do sistema e do motor, você deve seguir algumas recomendações importantes.

Injeção eletrônica economiza combustível
A injeção eletrônica é o sistema de alimentação de combustível que substituiu os carburadores e melhorou o desempenho dos motores, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo a emissão de gases poluentes. Isso é possível porque o sistema de injeção eletrônico permite um controle mais completo e adequado da mistura de ar e combustível que entra no motor.

O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e, com base em outros dados gravados em sua memória, envia comandos para diversos atuadores. Esse procedimento é efetuado varias vezes por minuto. A injeção eletrônica também dispensa o uso do afogador, peça rara nos carros hoje em dia.

Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é importante, já que as peças do sistema eletrônico são bem mais caras que as do sistema carburado. A prevenção também serve para as peças periféricas, pois velas e cabos com defeito acabam danificando peças mais caras, como os sensores ou a central eletrônica da injeção.

Problemas típicos na injeção eletrônica
Geralmente, quando o sistema de injeção apresenta sinais de ineficiência o motor fica engasgando e com pouco rendimento, a marcha lenta fica irregular, e a potência do veículo diminui.

Prevenção de problemas
Seguir as especificações do manual do proprietário é fundamental, porque lá estão informações como a periodicidade em que os bicos injetores, velas e válvulas devem ser limpos e a durabilidade dos filtros de combustível.

Uma das principais medidas de prevenção é a limpeza dos bicos injetores, que deve ser feita a cada 30 mil KM, para evitar que sujeiras e resíduos do combustível prejudiquem o funcionamento do sistema.

Na hora da manutenção, escolha sempre oficinas especializadas em serviços de injeção, pois os componentes eletrônicos do sistema demandam conhecimentos específicos. Na dúvida, consulte um dos Centros Automotivos Porto Seguro.

Evite bombear o acelerador
Os erros mais comuns que os donos dos carros cometem são “bombear” o acelerador ao ligar ou desligar o motor, ou tentar fazer o carro “pegar no tranco”. Nesses dois casos, haverá excesso de combustível na câmara de combustão, o que prejudica a eficiência da injeção.

Repare no painel
Os carros com injeção eletrônica possuem uma luz que fica acesa em caso de pane no sistema. Se acender, leve o automóvel imediatamente para um dos Centros Automotivos Porto Seguro.

Evite andar “na reserva”
Quando o nível do combustível do carro está na reserva, a sujeira depositada no fundo do tanque entra no sistema de alimentação e entope filtros e bicos injetores, além de superaquecer a bomba. O contrário também deve ser evitado: encher o tanque completamente pode danificar a bomba e as válvulas de injeção.

 

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