Seguro Popular

Economia e proteção nunca andaram tão juntas.

Seguro Popular

Desde 2005, a circular nº 306 da SUSEP – Superintendência de Seguros privados – passou a autorizar que as seguradoras oferecessem o Seguro Popular, destinado a veículos seminovos e que permite a utilização de peças de reuso no reparo de automóveis segurados.

As primeiras iniciativas deste tipo de produto começaram a surgir em 2014, baseadas na Lei nº 12.977, conhecida como Lei do Desmonte, que regulamenta a atividade de desmontagem de veículos automotores.
Porém, apenas em 2016, com a expedição das resoluções CNSP 336 e 340, que regulamentaram a utilização de peças de reuso ou não-originais, foi viabilizada a comercialização do novo produto pelas primeiras seguradoras no mercado.

É importante ressaltar que para estes casos, as peças devem ter qualidade e procedência comprovadas e fiscalização de órgão regulador responsável pelo desmonte, que também deve ser legalizado.

A principal diferença pode estar no preço. Como no seguro tradicional é obrigatório que se usem apenas peças novas e originais no veículo, a alterativa de peças recondicionadas, no caso do seguro popular, pode reduzir ainda mais os valores das coberturas.

O Seguro popular permite ainda a possibilidade de reparação de automóveis mais antigos com peças que, muitas vezes, já não são mais fabricadas pela montadora original.

Você quer proteger seu carro por um preço ainda menor? Conheça o Azul Seguro Auto Popular, o 1º seguro popular de automóveis do Brasil.

Compartilhar