Verificação da embreagem

Conheça sobre a embreagem de seu veículo.

Verificação da embreagem

O sistema de embreagem é composto por platô, disco e rolamento de embreagem ou atuador hidráulico. Ele serve para ligar o motor às engrenagens que estão ligadas às rodas. Quando o motorista pisa na embreagem, ele desliga o motor das engrenagens. E ao soltar a embreagem, ele liga novamente o motor a elas. Esse processo é necessário para que você possa engatar uma determinada marcha durante a passagem das demais. Além disso, o sistema de embreagem permite a saída do veículo de forma mais suave, faz a transmissão torque quando está em marcha, protege o motor e a transmissão contra sobrecargas e, também, amortece as vibrações de transmissão.

Para se prevenir contra danos à embreagem, evite dirigir com o pé apoiado ao seu pedal porque isso desgasta o conjunto antes do tempo. Também procure evitar a troca de marchas de maneira repentina para não danificar o disco, causar ruídos e até impedir a troca das marchas. Outra precaução válida é não dirigir em velocidade muito alta com marchas baixas, ou vice-versa, pois é bem provável que isso irá sobrecarregar o disco e até inutilizá-lo por completo.

Patinação, trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho são alguns sinais de problemas na embreagem. Por isso, é importante uma revisão completa no conjunto ao notar algum desses indícios ou quando o carro atingir a quilometragem estipulada pelos fabricantes.

Compartilhar