O segurado pode optar por desconto na franquia ou carro extra?
Não. O desconto na franquia é concedido caso o segurado decida levar o seu automóvel para uma oficina da rede referenciada. Já o carro extra é uma cobertura opcional que deve ser contratada em apólice.

Qual é o prazo para análise do processo de sinistro de indenização integral?
O prazo é de 4 (quatro) dias úteis, contados a partir da data de entrega do último documento.

Como faço para abrir um aviso de sinistro?
Acesse, com seu login e senha, a opção Central de Sinistros na página principal do site. A abertura também poderá ser feita na Central Atendimento, nos telefones 4004-3700 e 0300 123 2985 (Capitais e Grandes Centros) ou 0800 703 0203 (Outras Regiões).

Quem pode abrir aviso de sinistro de terceiro?
O terceiro proprietário ou o condutor do veículo no momento da ocorrência, desde que tenha sido identificado pelo segurado.

Em que momento o terceiro pode abrir o aviso de sinistro?
Para abertura do aviso de terceiro é necessário que o aviso do segurado já esteja aberto e completo, com os dados do envolvido. O segurado precisa ter identificado o terceiro.

As multas, IPVA, DPVAT ou licenciamento podem ser deduzidas da indenização?
Não. Para que ocorra a análise e liquidação do sinistro, o veículo deve estar sem débitos.

No caso de indenização integral o segurado pode autorizar a dedução das parcelas pendentes do seu seguro?
Sim.

Qual o prazo para realização da vistoria?
O prazo é de 48 horas, contados do dia seguinte da abertura do aviso de sinistro (dias úteis).

Quais os documentos necessários para autorização de reparos de segurado?
No caso de colisão: CNH, CRLV e Boletim de Ocorrência (se realizado). No caso de roubo/furto recuperado: Boletim de Ocorrência, Auto de Recuperação do Veículo, Auto de Entrega, cópia da CNH e CRLV.

A CNH foi roubada junto com o veículo e consta no BO. O segurado está dispensado do envio deste documento?
Sim. Entretanto, a Companhia se reserva o direito de confirmar a informação no site do Detran e outros órgãos relacionados.

Quais os benefícios de levar o veículo para ser reparado em uma oficina referenciada?
Prioridade na execução dos serviços, desconto no valor da franquia com parcelamento em até 3 vezes.

O que é nexo causal?
É o confronto das avarias existentes no veículo segurado com aquelas existentes no veículo terceiro.

Como faço para acionar a Assistência 24 horas?
Ligue para a Central Azul Seguros pelo telefone 4004-3700 (Capitais e Grandes Centros) ou 0800 703 0203 (Outras Regiões) e escolha a opção adequada à sua necessidade.

O que é constatação de danos?
É a vistoria feita no veículo segurado para atendimento a um terceiro. A vistoria de constatação é necessária quando o segurado não aciona a seguradora para reparos no seu próprio veículo. Ela é feita em um Centro de Atendimento Rápido ou de forma Online, onde será enviado SMS com link para anexar as fotos do veículo.

Se o veículo estiver alienado como o segurado deve proceder?
O segurado poderá quitar o financiamento e receber integralmente o valor do seguro contratado ou, então, solicitar que a financeira emita uma carta ou boleto de saldo devedor, com prazo de até dez dias úteis, ou boleto de saldo devedor, encaminhando à área de sinistros. Nos casos de substituição de garantia, deverá ser feita a baixa do gravame e informar de imediato ao departamento de sinistro pelo telefone 4004-3700. Se preferir, você poderá fazer contato pelo CHAT SINISTRO.

Como faço para retirar o cheque de indenização de sinistro?
Se o Segurado for o beneficiário e não houver pendência de documentação, não há necessidade de comparecer a Companhia; basta informar os dados bancários para realização de depósito em conta corrente.

O que é franquia?
A franquia é a participação obrigatória do Segurado para atendimento ao veículo, sendo este valor de sua responsabilidade.

Se uma janela e/ou porta for danificada, em uma ocorrência de um arrombamento (roubo/furto), como devo proceder ?
Comunique a ocorrência imediatamente a uma Delegacia Policial mais próxima. Em seguida, acione a Azul Seguros no telefone 4004-3700 (Capitais e Grandes Centros) ou 0800 703 0203 (Outras Regiões).

Em qual situação será necessário o Boletim de Ocorrência Policial?
O Boletim de ocorrência é obrigatório quando há vítima em decorrência do sinistro. No entanto, esse documento pode eventualmente ser solicitado para a melhor análise do processo de sinistro.

Quem receberá a indenização: o inquilino ou o proprietário no caso de ocorrência de um sinistro coberto ?
A indenização será paga ao beneficiário descrito na apólice.

O que fazer em caso de Ação Judicial?
Se você contratou a "Garantia de R.C.F.V. (Responsabilidade Civil Facultativa de Proprietários de Veículos Automotores de Vias Terrestres), a Azul Seguros fará a indenização através de reembolsos em caso de você ser acionado judicialmente por um Terceiro. Para isso, lembre-se que algumas condições serão respeitadas, conforme explicado a seguir:

- O contrato de seguro garante, até o Limite Máximo de Indenização:

- O reembolso das indenizações que for obrigado a pagar, em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de acordo autorizado, de modo expresso pela Seguradora, por danos involuntários, corporais e/ou materiais, causados a terceiros durante a vigência deste contrato, e que decorram de risco coberto e nele previsto;

- O reembolso das despesas efetuadas com custas judiciais do foro civil e com honorários de advogados, limitado a 20% do valor da ação e/ou da importância segurada, o que for menor, e com valor máximo de R$2.000,00 (dois mil reais), sempre que tais despesas decorram de reclamações de terceiros cobertas pelo presente contrato.

- Sempre que acionado judicialmente por um terceiro, em razão de sinistro ocorrido na vigência da apólice contratada junto a Azul Seguros, sob pena de perda de direitos, o Segurado deverá, imediatamente após o recebimento / ciência da ação:

- Entrar em contato com a Central Azul Seguros e comunicar a existência de ação judicial, avisando o sinistro do segurado e do terceiro, caso não tenha(m) sido avisado(s) (vide condições gerais, "obrigações do segurado");

- Enviar toda a documentação referente ao desdobramento da ação judicial, para o email reembolso.juridico@azulseguros.com.br, podendo também ser enviado por sedex reverso (procure seu corretor para obter maiores explicações) ou um dos nossos endereços (consulte "Onde Estamos"), a fim de que seja analisada a cobertura. O possível reembolso será vinculado ao recebimento da sentença, acórdão e comprovante de pagamento;

- Comparecer a todas as audiências e se defender processualmente até o final do processo, bem como não realizar qualquer acordo, judicial ou extrajudicial, sem a prévia e expressa autorização da Azul.

Observações

- A Azul Seguros, em razão da Circular SUSEP/DETEC/GAB/N.º 003/2006, está impedida de prestar assessoria jurídica, não podendo indicar advogado ou dar qualquer tipo de orientação;

- O recebimento da documentação não implica no deferimento do reembolso;

- Qualquer documento entregue sem a planilha "Recepção de documentos ? RCF ? Dept. Jurídico" não será considerado para efeitos de análise;

- A Azul Seguros não adiantará nem fará o pagamento da condenação ou qualquer despesa processual, incluindo honorários advocatícios;

- A Azul Seguros não se responsabilizará por respostas a notificações judiciais ou extrajudiciais encaminhadas ao segurado, mesmo que decorrentes de sinistro;

- Condenação em danos morais não será objeto de reembolso caso a garantia não tenha sido contratada antes do ajuizamento da ação;

- O seguro de responsabilidade civil não contempla reembolso de condenações na esfera criminal.

A Central Azul Seguros atende a você 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para isso, você pode ligar:

- Capitais e Grandes Centros: 4004-3700;
- Outras Regiões: 0800 703 0203.

Se uma janela e/ou porta for danificada, em uma ocorrência de um arrombamento (roubo/furto), como devo proceder?
Comunique a ocorrência imediatamente a uma Delegacia Policial mais próxima. Em seguida, acione a Azul Seguros no telefone 4004-3700 (Capitais e Grandes Centros) ou 0800 703 0203 (Outras Regiões).

Quem receberá a indenização de um sinistro residencial: o inquilino ou o proprietário no caso de ocorrência de um sinistro coberto?
A indenização será paga ao beneficiário descrito na apólice.